Crítica do filme quanto vale ou é por quilo
Lívia dos Anjos Rodrigues
1) Identifique e analise elementos do filme “Quanto vale ou é por quilo”? que ilustrem os seguintes elementos da doutrina ética:
a) Egoísmo ético b) Utilitarismo ético c) Ética deontológica 2) Identifique no filme o que o texto define como juízo de valor e juízo de fato 3) Como a ética Aristotélica ajuda a compreender o filme apresentado.
Respostas
1)a) o caso do capataz que resgata negros fugidos é um exemplo de egoísmo ético,pois visa apenas seu próprio bem que seria a recompensa em dinheiro, e não no mal causado por exemplo, a escrava grávida que perdera seu filho no ato de sua apreensão, uma vez que isso não lhe causaria nenhuma consequência prejudicial.
b) seria o caso da mulher responsável pela obra social promovida por uma ONG, quando ela descobria o desvio de verba enquanto tentava resolver o problema dos computadores faltantes, porém sem lograr êxito, resolve denunciar o caso a mídia. Neste caso, ela tomou essa decisão em prol das crianças e não em benefício próprio, o que lhe custou a própria vida.
c) o rapaz desempregado, pressionado pela mulher a ter dinheiro, se deixa levar pela pressão e a alternativa que vê para conseguir dinheiro rápido e suficiente é o “trabalho sujo” de executar pessoas a mando de terceiros. Nesse caso, ele está em desacordo com a regra moral básica da ética deontológica , pois infringiu os deveres universais no que diz respeito ao direito a vida.
2) o juízo de valor no filme pode ser representado pela mulher que morreu à respeito dos administradores da ONG quando ela descobriu os desvios, considerando tal atitude condenável.
3) Aristóteles nos mostra que precisamos ter virtudes que nos orientem na hora de agir, o filme nos mostra as virtudes de cada personagem e o que leva cada um a agir determinada maneira, embora alguns personagens não hajam de maneira correta todo o tempo, cada um possuía suas virtudes e buscavam o meio termo em