Crítica ao texto "Ritos corporais entre os Nacirema"
Ele faz esse esperimento conosco, fazendo com que depois de lido, refletirmos sobre o texto e perceber como o olhar etnocentrico é uma "constante" nas nossa mentes, em primeiro momento criticamos essa cultura e a estereotipamos como bárbara, selvage, e pensamos se as outras sociedades, as não ocidentais, são realmente estanhas ou se nós que somos diferentes. Horace Minter expõe claramente como um ser humano que nunca esteve em contato com os centros urbanos encararia os nossos hábitos se ele chegasse hoje a uma grande cidade.
O texto Os Nacirema nada mais é que uma análise externa do nosso cotidiano. Durante o texto, o autor expõe vários hábitos de nossa vida como se barbear, tomar medicamentos em uma linguagem diferente que nos faz perceber como os nossos hábitos podem ser encarados como estranhos, diferentes e bárbaros.
Em vários momentos, o autor expõe como somos capazes de realizar atos que poderiam ser classificados como bárbaros em outros contextos, como por exemplo submeter as crianças à tratamentos médicos que são dolorosos e causam traumas embora tenham resultados que beneficiam o nosso bem estar.
Nacirema (American ao contrário).É como uma tribo olharia nossa cultura... "mulheres que assam a cabeça por 1 hora 4 vezes no mês solar..." (secadores de cabelo que as mulheres usam aos sábados...) "... homens dilaceram o rosto (fazem barba)..." "...caixa de encantamentos..." (caixa de remédios no banheiro).
Alguns dos aspectos populares da cultura Nacirema inclui: latipsoh (Hospital soletrado para trás e retirou o 'H') homens e mulheres de Medicina (médicos, psiquiatras e farmacêuticos), um encanto de caixa (gabinete de medicina), o ritual do rito aftosa (escovar os dentes), e um herói cultural, conhecido como Notgnihsaw (Washington soletrado ao contrário)
No texto que nos referimos no início os Nacirema acreditam que o corpo tem uma debilidade natural e que só pode afastar-se de tal forma se