Crédito de carbono
Crédito de Carbono
Helaine Siman Glória
Nova Lima 2010
2
Helaine Siman Glória
Crédito de Carbono
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do bacharelado em ciências contábeis na Faculdade Milton Campos, sob a orientação da Professora Vivian Rezende Campos.
Nova Lima 2010
3
Dedico este trabalho ao meu professor Paulo Consentino, por todo apoio e incentivo sem medidas para conclusão deste.
4
AGRADECIMENTOS
A Deus toda honra e glória! À Bruna, pela ajuda sem igual. À Nazareth, Ademar e Betinha pelo apoio e paciência todo fim de semana durante a realização deste trabalho. Aos professores que me orientaram e ajudaram. Aos demais amigos por todo incentivo e compreensão pela minha ausência neste período.
5
RESUMO
Este trabalho monográfico discorreu acerca do tratamento contábil adequado desprendido aos créditos de carbono, para que o mesmo atinja tanto suas finalidades contábeis, como não se dissocie de sua finalidade primordial que se resume à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, determinada com a confecção do Protocolo de Quioto. Tal protocolo foi confeccionado na cidade de Quioto, no Japão, em 1997 é estipula uma série de metas para a redução de gases poluentes, previamente estabelecidos, pelos países denominados de Anexo I, ou seja, países desenvolvidos que mais poluem o meio ambiente.Uma das formas de assegurar a redução dos gases poluentes prevista no protocolo é o mecanismo de desenvolvimento limpo, uma espécie de parceria fixada entre os países anexo I que não conseguiram cumprir suas metas de redução, com países em desenvolvimento, que ainda não possuem metas mas podem contribuir para esta redução, de forma voluntária e sustentável. É justamente da implementação de um programa de mecanismo de desenvolvimento limpo que são gerados os créditos de carbono, ativos intangíveis que podem ser comercializados.