Cruzadas
Neste trabalho iremos apresentar a análise literária do livro do autor Machado De Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
O livro foi desenvolvido em princípio como folhetim de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro.
Marca um novo estilo de Machado de Assis, marcado pela audácia e inovação temática no cenário literário.
Confessando adotar a “forma livre” com este livro, rompeu a narração linear objetivista de autores da época com pessimismo, ironia e indiferença.
BIBLIOGRAFIA
1 – Biografia do autor....................................4
2 – Resumo do enredo..................................5
3 – Personagens............................................6
4 – Espaço.....................................................7
5 – Tempo.....................................................8
6 – Foco narrativo.........................................9
7 – Verossimilhança.....................................10
8 – Escola literária........................................11
9 – Conclusão...............................................12
10 – Bibliografia............................................13
Biografia do Autor
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentará o autodidata Machado de Assis. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês,