Crown Hall estruturas e materiais
Escola de Arquitetura e projeto, 1950-1956
Mies Van der Rohe declara: “A arquitetura começa quando a técnica é superada”.
Construída em ferro, vidro e concreto armado, cercado de acácias, a grande sala sem pilares internos, inteiramente envidraçada, oferece um amplo espaço aos professores e alunos da Escola de Arquitetura e Projeto, além de possibilitar a vista para o exterior. O prédio causa, ainda, uma alternância entre volumes arquitetônicos e efeitos naturais.
Pavilhão construído em dois pavimentos, a cobertura suspensa do edifício mede 36,58 X 67,06 metros. Os quatro pórticos soldados, espaçados de 18,29 metros, são salientes externamente ao longo de toda a cobertura, enquanto que a laje se projeta 6,1 metros em balanço. A sala está elevada 1,82 metros em relação ao nível do solo exterior. A construção é fechada por paredes-cortinas, de vidro fosco na parte inferior.
A ventilaão e iluminação do compartimento inferior acontecem através de uma seção de janelas perimetrais que dão contato ao exterior com o nível do solo. O forjado que separa a sala e o subsolo é sustentado por um sistema convencional de pilares de concreto armado de 6,1 X 9,15 metros.
O acesso se dá, pelo lado sul, por uma grande escadaria revestida em travertino, ou, pelo lado norte, duas escadas mais estreitas e simétricas.
O forro, de placas acústicas é branco; o piso, revestido de lajes; as divisórias são de carvalho natural.
Materiais do Edificio
O edifício é inteiramente em aço e vidro.
A coberta é suspensa por quatro vigas de chapas soldadas.
A escadaria é de pedra travertino.
O revestimento é de aço e vidro. Os vidros inferiores são foscos e os superiores e da entrada, são transparentes.
O teto do edifício é de placas acústicas brancas.
Osubsolo é separado do térreo por um forjão, que é sustentado por um sistema convencional de pilares de concreto armado.