Crosta - Manta - Núcleo
AULA 1
Crosta, Manto e Núcleo
Referências:
Frank Press, Raymond Siever, John Grotzinger, Jordan H. Thomas. (2006) Para Entender a Terra. Porto Alegre,
Bookman. (CAPITULO 21).
Keller, Edward A. (2000). Environmental Geology. New Jersey: Prentice-Hall.
Teixeira, Toledo, Fairchild & Taioli. (2001). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos. (CAPITULO 5).
Wicander, Reed & Monroe, James S. (2009). Fundamentos de Geologia. São Paulo, Cengage Learning. (CAPITULO 1).
Essa apostila é apenas um guia do que vimos em sala, favor estudar pelas referências citadas acima.
CONTAMINAÇÃO POR MANIPULAÇÃO DE ASBESTO
A composição da terra
Os estudos realizados pelos geólogos a respeito das estruturas físicas e composição química da terra tiveram 3 razões principais: 1) A estrutura da terra, particularmente sua estrutura interna, apresenta vários efeitos como formas e movimentos que podem ser perigosos aos homens;
2) A humanidade é dependente dos materiais provenientes da terra como recursos; já que a terra é um circuito fechado, estes recursos são limitados. Nós precisamos entender a fundo como esses recursos se formam, como nós os encontramos e como podemos usá-los racionalmente;
3)
Os materiais da terra possuem propriedades físicas e químicas diferentes e precisamos conhece-los, pois os mesmos afetam nossas vidas em diferentes aspectos.
Como a terra se apresenta
A terra possui cerca de 13.000 km de diâmetro.
Na Rússia foi realizado 1 furo de sondagem com 12 km, no qual apresentou um material o mais variável possível que com a profundidade foi até difícil a total distinção entre as camadas.
Por outro lado, os cientistas compilaram informações de várias fontes – não somente a partir de amostragem e observações diretas, mas também com modelos matemáticos e computacionais – e usaram essas informações para refinar nosso entendimento sobre a composição e distribuição dos materiais através da terra.
Nesta primeira