Cronologia imperio romano
753 a.C.:Diz a lenda que a cidade foi fundada por Rómulo e Remo, filhos de Reia Sílvia com o deus Marte. Usando um arado, ele desenhou os limites de Roma. No começo, a cidade era governada por um rei.
509 a.C.: A cidade se dividia entre os patrícios e plebeus. Uma revolta patrícia depôs o rei Tarquínio, o Soberbo, último rei de origem etrusca) e a monarquia acabou. Início da República Romana. Os etruscos começam a entrar em declínio.
471 a.C.: Criação do cargo de Tribuno da Plebe.
450 a.C.: Promulgação da Lei das XII Tábuas.
367 a.C.: Lex Licinia Sextia - Os plebeus conseguem acesso ao cargo de cônsul.
326 a.C.:Surgiram as primeiras grandes obras: o Circo Máximo; o primeiro aqueduto, que distribuía água para toda a cidade, e a Via Ápia, uma grande estrada que permitia a movimentação de tropas.
275 a.C.:Começou o período de conquistas. Roma dominou as cidades gregas do sul da península Itálica, dominando-a por inteiro.
218 a.C.:O maior inimigo de Roma, a cidade de Cartago, do norte da África, invadiu a península Itálica. O comandante Aníbal venceu três grandes batalhas.
149 a.C.:Depois de ocupar a Península Ibérica e derrotar Aníbal, Roma destruiu Cartago. A cidade ficou em ruínas. No mesmo ano, as tropas romanas conquistaram a Grécia. Em 133 a.C., assumiu o controle total do mar Mediterrâneo.
104 a.C.: Consulado de Caio Mário.
81 a.C.: Ditadura de Sila
73 a.C.: O gladiador Espártaco liderou uma rebelião de escravos, que construíram uma vila aos pés do monte Vesúvio. Ele venceu o exército romano sete vezes, antes de ser derrotado.
63 a.C.: Roma passou a controlar Jerusalém, ao anexar a Palestina, conhecida a partir de então como a província da Judeia.
59 a.C.:Dois generais inimigos Júlio César e Pompeu se uniram ao rico comerciante Marco Licínio Crasso e passaram a chefiar o governo - Primeiro Triunvirato.
49 a.C.:Quando Crasso] morreu, os dois