Cronologia da Construção Europeia
1950 9 De Maio – Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, profere um importante discurso em que avança propostas inspiradas nas ideias de Jean Monnet. Propõe que a França e a Republica Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta a outros países da Europa.
1951 18 De Abril – Seis países – Bélgica, Republica Federal da Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos – assinam em Paris o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que entra em vigor em 23 de Julho de 1952, por um período de 50 anos.
1955 1 E 2 de Junho – Reunidos em Messina, os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos seis decidem tornar a integração europeia extensiva a toda a economia.
1957 25 De Março – Assinatura em Roma dos Tratados que instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM), que entram em vigor em 1 de Janeiro de 1958.
1960 4 De Janeiro – Por iniciativa do Reino Unido, a Convenção de Estocolmo cria a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus que não fazem parte da CEE.
1963 20 De Julho – É assinado em Yaoundé um acordo de associação entre a CEE e 18 países africanos.
1965 8 De Abril – É assinado o Tratado de fusão dos executivos das três comunidades (CECA, CEE, EURATOM) e que cria um conselho e uma comissão únicos. Este Tratado entra em vigor em 1 de Junho de 1967.
1966 29 De Janeiro – “Compromisso do Luxemburgo”: na sequência de uma crise política, a França aceita retomar o seu lugar nas reuniões do conselho, a troco da manutenção da regra da unanimidade quando estejam em jogo “interesses nacionais de importância vital”.
1968 1 E 2 de Dezembro – Na Cimeira de Haia, os dirigentes políticos da CEE decidem dar novo impulso ao processo de integração europeia, abrindo caminho para o primeiro alargamento.
1970 22 De Abril – É assinado no