Cronograma de Gantt
Atualmente encontramos muitos meios para acompanhar processos, atividades, a tecnologia evolui frequentemente auxiliando cada vez mais a nossa vida, tanto profissional, quanto pessoal.
Mas, falando em agilidade, objetividade e atividades, encontramos uma ferramenta de grande importância. O diagrama de Gantt (semelhante ao gráfico de barras) tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento de um projeto, ou qualquer atividade, seja de longo ou curto prazo, facilitando o desenvolvimento e objetivando a realização do projeto ao tempo estipulado. É muito utilizado pela gestão de projetos.
2. Definição e função
O diagrama de Gantt é simplesmente um diagrama de barras, criado pelo engenheiro industrial Henry Gantt, onde cada barra sinaliza uma tarefa (eixo vertical) e, no eixo horizontal estão descritos o período, tempo ou data em que cada atividade deve ser realizada, onde permite a visualização de progresso de um projeto. Porém, no gráfico não estão descritas as dependências de uma tarefa para a outra.
O gráfico constitui uma das técnicas mais comuns para programar a duração de um conjunto de atividade, também permite representar o grau de adiantamento ou atraso relacionado ao prazo previsto, facilitando o acompanhamento de cada atividade em todo momento.
Esta ferramenta é muito utilizada em Gestão de Projetos, pois permite modelar detalhadamente as tarefas necessárias para a realização de um projeto, visualizando como uma linha do tempo, deixando as informações mais transparente possível, podendo ser utilizada até para um Plano de Negócios.
Geralmente, é utilizado em atividades que envolvem duas pessoas ou mais, porém, não existe restrição para isso. O gráfico de Gantt é muito útil para gerenciar grandes projetos, contudo, é possível até mesmo organizar uma agenda utilizando seus conceitos, ou ainda pequenas atividades que precisam de acompanhamento para realização em tempo hábil previsto.
3. Origem – Criador