Cronograma de estagio
A instalação da biblioteca resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Borba e Fundação Calouste Gulbenkian e ficaria instalado no rés-do-chão do edifício dos Paços do concelho (ex. talho Municipal), inaugurado no dia 2 de Setembro de 1985 pelo Sr. Presidente da Câmara de Boba e pelo director da SBAL da Gulbenkian, o escritor David Mourão – Ferreira.
Em Dezembro de 2002 a Fundação Gulbenkian toma a decisão de deixar o serviço de Bibliotecas e Apoiar à leitura, deixando de apoiar toda a rede de bibliotecas e itinerantes de sua pertença. A partir desta data o Município de Borba assegura todo o funcionamento da Biblioteca, que se passa a designar de Biblioteca de Municipal de Borba. Com a recuperação do edifício património municipal, o Palacete dos Melos (ex ciclo preparatório) a biblioteca Municipal é transferida para o citado Palacete.
É inaugurado em 28 de Março de 2009 pelo Sr. Ministro da cultura Dr. José António Pinto Ribeiro e pelo Sr. Presidente do Município de Borba, Dr. Ângelo de Sá.
A Biblioteca disponibiliza informação em suporte de papel em acesso livre, contando com um fundo bibliográfico com cerca de 30.000 volumes e em suporte informático com 11 computadores ligados à internet.
A Biblioteca é composto por um único funcionário com formação superior (mestrado) na área das ciências da informação e documentação.
A Biblioteca está ao serviço da comunidade de segunda a sexta -Feira no período da manha das 10h e 30 às 12 e 30 e no período da tarde das 14 às 19h.