Cronograma ads
Introdução
O nome Estatística vem da palavra Estado e foi utilizado nos tempos antigos para denominar o levantamento de dados cujo objetivo era orientar o chefe de um estado para a tomada de decisões.
Foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados dos cidadãos, para a estratégia de uma nova batalha em guerras que se caracterizavam por uma sucessão de batalhas. (Era fundamental aos comandantes saber de quantos homens, armas cavalos etc., dispunham após a última batalha.)
Atualmente, a estatística é definida como o conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.
A estatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século XVII, com os estudos de alguns matemáticos importantes como Bernoulli, Fermat, Pascal, Laplace, Gauss, Gauton, Pearson, Fishe, Poisson e outros que estabeleceram suas características atuais.
Continua em desenvolvimento e progredindo na razão direta do desejo da investigação dos fenômenos coletivos.
A Estatística pode ser considerada como Ciência e também como método. No primeiro caso como o estudo de uma população e no segundo como instrumento da primeira.
Mantém com a matemática uma relação de dependência e é um instrumento de pesquisa servindo para a tomada de decisões.
Conceitos Fundamentais
População e Amostra
População: Coleção de unidades individuais, que podem ser pessoas ou resultados experimentais, com uma ou mais características comuns, que se pretendem estudar.
Exemplo 1: Relativamente à população constituída pelos alunos de uma série de uma determinada escola, poderíamos estar interessados em estudar as seguintes características populacionais:
- Altura dos alunos:
- Notas obtidas em uma disciplina.
Quando não é possível estudar, exaustivamente, todos os elementos da população, estudam-se só alguns elementos.
Amostra: Conjunto de dados ou observações, recolhidos a partir de um subconjunto da população, que