Cromossomos sexuais
O sexo do indivíduo é definido através da interação de genes que estão situados em pares homólogos, ou seja, cromossomos sexuais (heterossomos ou alossomos).
Existem quatro tipos de determinação sexual: XY, XO, ZW e ZO.
Tipo XY
Nos seres humanos, o sexo é determinado pelo sistema XY.
O homem tem 44 autossomos + XY, sendo heterogamética: 22 A + 22 A + Y.
E as mulheres têm 44 autossomos + XX, sendo homogamética: 22 A + X.
Mesmo sendo diferentes os cromossomos masculinos dos femininos, esses cromossomos sexuais são homólogos e pareia-se na meiose, porém no cromossomo masculino não há cromátides, e por esse motivo o pareamento deles é parcial.
Nas regiões homólogas, há pareamento entre os cromossomos X e Y, e nas regiões não homólogas, não há pareamento entre os cromossomos X e Y.
O homem produz dois tipos de espermatozóides, sendo que são compostos de quantidades iguais de cromossomo X e cromossomo Y, por isso é chamado de heterogamético.
Já a mulher é considerada homogamética, pois no óvulo que ela produz há apenas um cromossomo X.
Se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide que possui cromossomo X, consequentemente o zigoto terá um cromossomo X e um Y, isso quer dizer que o sexo do filho será masculino. ,
Caso contrário, se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide X, o zigoto terá dois cromossomos X, e o sexo dele será feminino. Todo este processo de definição do sexo ocorre na fecundação.
Tipo XO
O tipo XO determina o sexo de alguns insetos e vermes.
A fêmea possui um cromossomo a mais que o macho que é o Y.
Portanto os dois sexos são caracterizados da seguinte maneira:
XX = fêmea
XO = macho
O macho é heterogamético, pois ele pode produzir dois tipos de espermatozóides, que é X e O. Enquanto a fêmea só é capaz de produzir um óvulo, que é o X, por isso ela é chamada de homogamética.
Tipo ZW
O tipo ZW ocorre geralmente em aves, peixes e alguns insetos.
Esse processo ocorre de maneira contrária em relação