cromo hexavalente
Introdução
Metais pesados são elementos químicos que apresentam número atômico maior que 22. Os mesmos não são sintetizados, e possuem características diferentes de outros reagentes, pois não podem ser destruídos pelo homem. Pelo fato dos metais pesados serem bioacumulativos, o organismo não é capaz de eliminá-los. Pode-se definir de forma mais disseminada os metais pesados como aqueles que proporcionam efeitos adversos a saúde humana. Os metais pesados não são encontrados facilmente em estado puro na natureza, e os mesmos são classificados como:
Elementos essenciais – ferro, potássio cálcio, zinco, cobre níquel, sódio e magnésio;
Micro-contaminantes ambientais – arsênio, titânio, estanho, chumbo, mercúrio, alumínio, tungstênio e cádmio;
Elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminantes – cromo, ferro, zinco, cobalto, níquel e manganês.
Os metais pesados surgem nas águas naturais devido ao lançamento de efluentes, provenientes de atividades industriais como: indústrias de mineração, galvanoplastias, indústrias de ferro, lavanderias, indústrias de petróleo entre outras. A indústria de curtimento de couro apresenta uma grande geração de resíduos sólidos e líquidos. Um dos grandes problemas desta atividade industrial está relacionado à alta produção de resíduos de cromo.
Os metais também podem ser originários de esgoto sanitário. Estes efluentes quando lançados nas águas, no solo ou até mesmo no ar, podem ser absorvidos pelos vegetais ou e animais próximos ao local, com isso há um grande risco de contaminação/intoxicação ao longo da cadeia alimentar.
Alguns metais são úteis ao organismo humanos, pois desempenham funções nutricionais como o zinco, magnésio, cobalto e o ferro, esses metais são aceitáveis em pequenas quantidades, em excesso os mesmos podem ocasionar graves riscos à saúde.
Este trabalho tem por objetivo analisar e equiparar as reações que o metal Cromo provoca no meio ambiente e na saúde dos seres