cromatografia
A cromatografia é uma técnica quantitativa, que possui como finalidade geral a identificação de substâncias e a separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa.
Pode ser utilizada para: - A identificação de compostos,por comparação,com padrões previamente existentes. -A purificação de compostos,separando-se as substâncias indesejáveis; -E para separação dos componentes de uma mistura;
Método:
Consiste primeiramente na introdução da mistura de prova ou amostra numa mistura de gás inerte que atuarão como gás de arraste;
As amostras liquidas vaporizam-se antes da injeção no gás de arraste;
O fluxo de gás passa pela coluna empacotada onde os componentes da amostra se deslocam a velocidades influenciadas pelo grau de interação com a fase estacionária não volátil.
Cromatografia Líquida de Alta eficiência (HPLC)
Técnica responsável por grandes avanços na área cromatográfica.
Utiliza suporte com partículas diminutas responsáveis pela alta eficiência, sendo um método adequado para separação de espécies iônicas e macromoléculas.
Devido à utilização de colunas com grande capacidade de separação, requer a utilização de equipamentos específicos como bombas e colunas que suportem altas pressões necessárias para eluição da fase móvel.
A CLAE separa e detecta amostras em temperatura ambiente.
Por essa razão, agências como United States Food and Drug Administration (FDA) adotaram e recomendaram esse método para análises de:
Compostos não voláteis
De alta polaridade
Termicamente estáveis.
Portanto é um método mais eficiente e versátil que a Cromatografia a Gás.
VANTAGENS
A FE é utilizada várias vezes.
Versatilidade (o único requisito necessário é a solubilidade da amostra na FM.
Tempo reduzido de análise
Boa para análise qualitativa e quantitativa (desvios inferiores a 5%)
Boa detectabilidade
Automação.
DESVANTAGENS
Alto custo do equipamento
Alto custo da manutenção
Não existe detector