Cromatografia
A cromatografia pode ser conceituada como um método físico-químico de separação, no qual os constituintes da amostra a serem separados são particionados entre duas fases ,uma estacionária,geralmente de grande área , e a outra um fluido insolúvel,na fase estacionária , que percola através da primeira . Na cromatografia líquida, a fase móvel é um liquido ou uma mistura de líquidos.
Já a fase estacionária consiste de um material sólido. A cromatografia tem cerca de 95 anos e ela tem se mostrado uma técnica incrivelmente importante para a análise de materiais, com as mais variadas estruturas e propriedades físicas.
RESUMO Foi realizada uma cromatografia em papel, um método físico-químico que consiste na separação dos componentes de uma mistura. Para isso foram utilizadas canetas hidrográficas e esferográficas de marcas diferentes porém de mesmas cores .O objetivo era verificar as diferentes distâncias percorridas pelas marcas.Através desse método foi constatado que diferentes composições químicas da caneta interferem na distância percorrida por elas .
OBJETIVOS
Observar a separação dos componentes de uma mistura , ao se utilizar de canetas de diferentes marcas e tipos (esferográfica ou hidrográfica ).Como também , os diferentes solventes interferem nessa separação Conhecer os procedimentos tais como, manejo de materiais e a postura a ser tomada na realização do experimento.
METODOLOGIA
No experimento foram utilizados 3 papeís filtro , 1 béquer , 1 vidro relógio , álcool comercial , água , 2 canetas esferográficas azuis de marcas Bic e Compactor ,e 2 canetas hidrográficas azuis de marcas Tris e Compactor . Primeiramente foram feitas 4 marcações no papel filtro com as diferentes marcas que obedeciam a respectiva ordem :Tris (hidrográfica),Compactor (hidrográfica), Compactor (esferográfica),Bic (esferográfica).O papel filtro foi colocado no béquer que continha 5 ml de álcool e