Cromatografia THC
A cromatografia é um método de separação de componentes de uma mistura. Esse método é utilizado para efetuar a separação, identificação e quantificação de espécies químicas. É realizada através da distribuição dos componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases continua sendo estacionária enquanto a outra se move através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, em que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando na separação dos componentes de acordo com sua afinidade pela fase estacionária.
Materiais e Métodos
Cuba
Placa Cromatográfica
Papel de Filtro
Tubo Capilar
Éter de petróleo
Iodo
Amostras de urina
Na cuba colocou-se meio centímetro de altura de éter de petróleo, e manteve-se a tampa fechada para que ocorresse a saturação, colocou-se papel de filtro nas paredes internas da cuba para que a saturação fosse mais eficiente.
Nas placas, foi feito um risco com lápis de 2 cm acima do início da placa. Foi utilizado um tubo capilar, para a colocação das amostras nos pontos delimitados. Antes da corrida cromatográfica, as manchas já secas, com auxílio de uma pinça, colocou-se a placa na cuba. Aguardou-se o tempo até que a fase móvel chegasse próximo a extremidade superior. Após secagem da placa, a mesma foi submetida ao processo de revelação com iodo, pois o iodo forma um complexo com o THC.
Discussão
Referências
OLIVEIRA, E. JOSÉ: Cromatografia em Camada Delgada. Disponível em: http://www.cempeqc.iq.unesp.br/Jose_Eduardo/Cromatografia%20em%20Camada%20Delgada.pdf Acesso em 14 de outubro de 2014.
Disponível em Acesso em 14 de outubro de 2014.