Cromatografia em papel
Mais tarde, em 1952, Archer John Porter Martin e Richard Laurence Millington Synge ganharam o Prémio Nobel de Química pela invenção da cromatografia de partição.
O termo cromatografia é de origem grega (do grego:"chroma", cor e "grafein", grafia). Consiste numa técnica de separação dos componentes de uma mistura homogénea com base nas suas diferentes afinidades para serem retidos por um material estacionário. A cromatografia é uma técnica de separação que pode ser usada para amostras diminutas. É atualmente muito utilizada como uma técnica de análise qualitativa, isto é, na identificação de substâncias. A cromatografia baseia-se na distribuição relativa dos componentes da mistura em duas fases: uma fase fixa (ou estacionária) e uma fase móvel. Há várias técnicas cromatográficas, sendo possível, de uma forma geral, classificá-las consoante a fase móvel seja líquida (cromatografia líquida) ou gasosa (cromatografia gasosa).
Apenas nos referimos a uma técnica cromatográfica simples, sendo a fase móvel líquida e a fase estacionária constituída sobre um suporte celulósico - papel de cromatografia. Os componentes da mistura líquida a separar são colocados, em pequenas porções, sobre o papel de cromatografia, a pequena distância de um dos lados. A ponta deste