Cromatografia da camada de adsorção e camada delgada
Este trabalho aborda a técnica de cromatografia da camada de adsorção e camada delgada, mais concretamente será referida a definição e etimologia da técnica, as suas aplicações e como é efectuada. Este trabalho está dividido em 7 capítulos.
Objectivo Geral
Temos como objectivo geral compreender como cromatografia é utilizada na Biofísica.
Objectivos Específicos
a) Compreender: em que consiste a cromatografia.
b) Comparar: o uso da cromatografia na Física, na Química e na Biofísica.
c) Determinar: a sua importância no estudo da membrana celular.
Conceito E Etimologia
A cromatografia (do grego χρώμα:chroma, cor e γραφειν:"grafein", grafia) é um método físico-químico de separação dos componentes de misturas. Esta técnica permite a separação, identificação e quantificação por si mesma ou com auxílio de outras técnicas de análise laboratorial.
Tipos De Cromatografia
História Da Técnica
O botânico russo, Mikhail Semenovich Tswett inventou a primeira técnica cromatográfica 2m 1900. Inicialmente com a finalidade de estudar a molécula de clorofila. Consistiu em um coluna de adsorção líquida contendo carbonato de cálcio para separar os vários pigmentos da folha. Este método foi descrito em 30 de Dezembro de 1901 no 11º congresso de Médicos e Naturalistas em São Petersburgo. A 1º publicação foi feita em 1903 e o termo cromatografia foi empregado pela primeira vez em 1906 no jornal de botânica alemão, Berichte der Deutschen Botanischen Gesellschaft. Em 1952, Archer John Porter Martin e Richard Laurence-Millington Synge ganharam o Prêmio Nobel de Química pela invenção da cromatografia de partição. Esta técnica tem evoluído até os dias de hoje e as suas aplicações tem se ampliado vastamente.
Cromatografia
A cromatografia é realizada através da distribuição dos elementos de uma dada mistura em 2 fases, que estão em contacto. Uma destas fases permanece estacionária enquanto a outra move-se através dela. Durante a