Cro Cia Slides
República da Croácia
Durante a Segunda Guerra Mundial, tropas alemãs e italianas invadem e ocupam a Iugoslávia;
Após a invasão nazista, Ante Pavelic tornou-se o líder do Estado Independente da Croácia, fundando o movimento fascista e nacionalista. Em nome do “reviver da Croácia” e da “soberania do povo croata”, Pavelic promoveu uma verdadeira limpeza étnica. O ditador perseguiu judeus, sérvios, ciganos, homossexuais e opositores a seu governo; criou leis antissemitas e abriu campos de concentração e de extermínio. Estima-se que o holocausto na Croácia tenha assassinado entre 600 mil e um milhão de pessoas.
Surge a figura de Marechal Tito;
Com o enfraquecimento do Comunismo no Leste Europeu e a morte do Marechal Tito, os Croatas declaram independência (1991), despertando o ódio do governo Ioguslavo.
Os 4 anos seguintes: conflitos da Croácia vs. Exército Ioguslavo e milícias da Sérvia.
2º slide
Franjo Tudjman foi quem controlou a Croácia durante o período de guerra;
O nacionalismo fervoroso croáta levou à grandes tensões com os grupos étnicos da Sérvia, que ainda são acarretados na atualidade, apesar de conviverem juntos.
Em 1991, os separatistas Sérvios na Croácia começaram uma série de ataques sobre as unidades policiais;
Após a morte de Tudjman, 1999, surge um governo de coalizão no início de 2000, trazendo mudanças significativas para a Croácia;
Sob a liderança do primeiro-ministro Ivica Racan, a Croácia avançou na implementação dos Acordos de Paz de Dayton iniciado em 1995, na cooperação regional, no regresso dos refugiados, na reconciliação nacional e na democratização.
3º slide:
Diversidade étnica na Croácia
4º slide:
ACORDOS DE PAZ
Três foram os acordos feitos para a manutenção de paz na região croata: Acordos de Erdut, UNTAES (United Nations Transitional Administration for Eastern Slavonia, Baranja and Western Sirmium) e Paz de Dayton.
Da esquerda para a direita: Milosevic (ex presidente da Sérvia), Izetbegovic (ex presidente da