crm gestão de relacionamento com o cliente
3º período de Administração
Economia Brasileira
Profº: Flávio Valdez
Mercantilismo
Alunos (as)
Ana Carolina de Lima Azevedo
Augusto Ferreira de Melo Junior
Camila Raísa de Oliveira Silva
Enéias Gomes da Silva
Monica Cristina de Oliveira
Rosivaldo Cabral dos Santos
Sumário:
Objetivo;
Introdução;
Contextualização temática;
Desenvolvimento;
Conclusão.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma das escolas sociológicas, o Mercantilismo.
No período em que o Brasil estava sendo colonizado desenvolvia-se um grande modelo econômico chamado mercantilismo.
O Mercantilismo é um conjunto de ideias e práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. Essas práticas originaram um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados.
Mercantilismo
É uma teoria econômica que está diretamente relacionada com o nascimento, na Europa, do nacionalismo econômico. O mercantilismo floresceu entre os séculos XV e XVIII, ao mesmo tempo em que emergiam os estados nação e se consolidava o conceito de soberania.
De acordo com esta teoria, a economia deve subordinar-se aos interesses do estado: a prosperidade de uma nação depende da quantidade de capital que esta conseguia deter; por outro lado, parte também do princípio de que a riqueza global não se altera, pelo que, uma nação para ficar mais próspera terá de ser capaz de adquirir e reter capital, ao mesmo tempo que deverá criar e desenvolver mecanismos que evitem a sua saída. A balança de exportações baseava-se na importação de matérias-primas e na exportação de produtos acabados, o que fomentou o aparecimento de colônias.Para se manter econômica e politicamente bem, o país tinha que exportar mais do que aquilo que importava.
Para que o