Critérios ou fatores de adoção da ti
Seguindo aos conceitos expostos na aula sobre o tema de Adoção de Tecnologias, nos foi proposto uma busca de adoções de novas tecnologias – assim como critérios relevantes para tal tomada de decisão de adoção – nas empresas nas quais estamos trabalhando que se identificassem com o que foi abordado pelo Prof Maçada.
Após refletirmos que toda e qualquer adoção de nova tecnologia impõe diversas variáveis de risco, como risco de baixo Retorno ou de baixa Produtividade, somado à concepção da importante diferença entre infusão e difusão da tecnologia da empresa, consultamos um Gestor de TI de uma importante instituição financeira bancária acerca das variáveis mensuradas no processo de decisão de adoção de uma nova tecnologia, o uso de Voz Sobre IP (VOIP) entre todos números telefônicos registrados sob domínio da Instituição.
O que é VOIP?
O termo VOIP, Voz Sobre IP, voz sobre banda larga, ou telefonia em banda larga, nada mais é que a troca de voz humana sob plataforma de IP (Internet Protocol). Logo, trata-se de uma maneira de subutilizar a ligação telefônica propriamente dita e, por conta disto, ganhar vantagem competitiva ao enxugar gastos com Telefonia, unificar colaboradores, gerir de maneira mais eficiente dados, entre outros. Ao criar um ambiente (Rede) no qual os dados (voz humana) são digitalizados e com tráfego pelo IP, evita-se que informações sigilosas sejam extraviadas, assim como o acesso e o armazenamento desta informação é facilitado, visto que toda conversação em IP é automaticamente digitalizada para viajar pela Rede habilitada.
Fatores relevantes da VOIP:
Ao adotar uma nova tecnologia, é necessário adotá-la por inteiro. Tal definição foi seguida à risca pela organização estudada, visto que o sucesso desta implementação se daria somente se todas as unidades da Rede aderissem à tecnologia VOIP, pois caso contrário, existiriam ‘’pontos cegos’’ na Rede que ficariam incomunicáveis e