Critérios de validade científica nas ciências humanas
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE HISTÓRIA
Resenha
Artigo: Critérios de validade científica nas ciências humanas
Autora: Tércia Zavaglia Torres Graduada em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas Católica de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Empregada da Embrapa Informática Agropecuária. Professora Titular de cursos de graduação da Universidade Paulista. Professora de cursos de pós-graduação da Faculdade Politécnica de Campinas. Professora de cursos de graduação da Faculdade de Paulínia, SP. Coordenadora do curso de graduação em Tecnologia de Recursos Humanos da Faculdade de Paulínia - FACP. Experiência profissional nas áreas de desenvolvimento humano, desenvolvimento organizacional, gestão de pessoas, educação, metodologia de ensino, processos de ensino-aprendizagem, formação continuada, gestão do conhecimento, aprendizagem individual, coletiva e organizacional.
A autora do texto enfatiza que a construção do conhecimento em todos os tempos sempre foi algo muito importante. A expressão “epistemologia” surgida tempos depois, denota teoria do conhecimento que traduz em investigar a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento. A ciência moderna surge a partir de Copérnico, Galileu e Newton e dão início à revolução científica desenvolvendo-a através de métodos de geração de conhecimento e de entendimento da realidade mediante certificação. O conhecimento adquirido era investigado, testado e submetido à confiabilidade.
A ciência quanto conhecimento proporcionou ao homem a compreensão sobre o mundo e o poder de mudá-lo. O avanço científico é notável a todos, mas ainda não é compreensivo ao homem, o que é a ciência e os métodos e abordagens utilizados pelos cientistas para conhecer a realidade. O conceito de ciência também suscita incompreensão no campo das ciências humanas. As ciências humanas como ramo do