Critérios de localização para empresas
Há fatores que devem ser levados em consideração quanto à tomada de decisão em relação ao local em que se instalará uma empresa.
Esse recurso é muito importante e deve ser feito através de criterioso estudo, por três motivos que se destacam: * trata-se de uma decisão de longo prazo, pois, é necessário desenvolver um estudo que não tenha erros, não é possível mudar uma empresa, principalmente uma indústria de lugar a todo momento; * envolve investimento elevado, os custos de compra do terreno, montagem de equipamento, construção ou reformas, contratação de pessoal, aspectos burocráticos; * tem impacto direto nos custos de operação, sem o planejamento do local do novo empreendimento, poderá haver gastos desnecessários com custos de transporte, mão-de-obra desqualificada na região, problemas com órgãos de proteção, falta de infra-estrutura inadequada, fora outros diversos fatores que podem se tornar grandes transtornos posteriormente à construção da empresa.
São divididos de acordo com o tipo de empresa, são dois principais:
-Indústria: disponibilidade de matéria-prima, mão de obra, água, energia elétrica, qualidade de vida, qualidade dos serviços essenciais, facilidades e incentivos fiscais, localização dos mercados consumidores.
-Comércio e/ou empresa prestadora de serviços: proximidade do mercado consumidor e localização dos concorrentes.
Há três formas de medir se tais requisitos estão dispostos a favor da empresa que no próximo assunto.
Modelo de ponderação qualitativa
Este modelo propõe maneiras de medir e dar valor a dados de natureza subjetiva, possibilitando a comparação entre as várias alternativas de localização. Para isso existe um processo definido onde se identificam os fatores que são relevantes nessa categoria, para que se possa dar valor a eles e definir o seu grau de importância.
-Lista identificadora dos fatores relevantes: Proximidade dos fornecedores de matéria-prima, proximidade