Critérios de intervenção
Belo Horizonte
2014
Reflexão teórica sobre os critérios de intervenção a serem aplicados na proposta a ser elaborada no Atelier Integrado V.
A proposta elaborada para o Atelier foi feita a partir de um diagnóstico e levantamento de dados a respeito da edificação e visa reativar o edifício construído em 1913, que teve como finalidade abrigar o antigo Hospital Militar. Ao longo do tempo, o edifício recebeu novos usos, como o hospital psiquiátrico infantil e posteriormente uma escola infantil. Atualmente, há uma ocupação do espaço por um grupo de artistas que pretendem criar um espaço cultural com destinação de uso público. De acordo com Conferência de Nara (1994,p.2):
A conservação do patrimônio cultural em suas diversas formas e períodos históricos é fundamentada nos valores atribuídos a esse patrimônio. Nossa capacidade de aceitar estes valores depende, em parte, do grau de confiabilidade conferido ao trabalho de levantamento de fontes e informações a respeito destes bens. O conhecimento e a compreensão dos levantamentos de dados a respeito da originalidade dos bens, assim como de suas transformações ao longo do tempo, tanto em termos de patrimônio cultural quanto de seu significado,constituem requisitos básicos para que se tenha acesso a todos os aspectos da autenticidade.
A partir da definição do programa a ser criado, foi pensado na demolição da laje que está gerando problemas na edificação e na demolição do anexo uma vez que este comprometeu estruturalmente o edifício já existente, seus elementos e instalações hidráulicas e elétricas estão quase em sua totalidade estão danificados gerando uma barreira de grande dificuldade para propor uma recuperação, e principalmente a nova proposta tem uma demanda de uso diferente da proposta de quando o anexo foi construído, dificultando essa nova configuração espacial exigida. De acordo com a Carta de Burra, Artigo17° ''A reconstrução deve ser efetivada quando construir condição