CRITICA A MORAL-Filme detençao
O filme Detenção expõe um experimento prisional onde deve ser cumpridas regras rigorosas em troca de dinheiro, os ''participantes são divididos em dois grupos: prisioneiros e guardas aleatoriamente , porém na minha opinião todos teriam o direito de tomar o cargo do poder '' guardas'' porém Neste caso de acordo com Foucault o poder é visto como a possibilidade efetiva de impor determinada ordem ou pensamento , mesmo que contra a vontade ou concordância do outro, isso explica também a mudança de conduta dos participantes do experimento, que ao migrar de determinada posição social para uma posição de prisioneiros desempenham um papel repressivo.
Algumas cenas do filme se desenrolam em torno de um dos prisioneiros que sofre por diabetes e passa mal durante o experimento, como minha tese neste caso os prisioneiro podia quebram as regras, pois sua saúde estava em jogo. Mas para Nietzsche ele afirma que o homem deve -se fazer se forte mediante a sua vontade, e suporte qualquer situação de princípios universais. O que se pensar sobre realizar ações '' por dinheiro''? Em minha opinião esta aceitação ( no caso do filme) só deve ser feita em caso necessário , no mundo em que vivemos existem muitas pessoas que passam por dificuldades como pessoas de ruas, pais que não tem oque dar de comer para os filhos , neste caso julgo como certo a atitude tomada pelos prisioneiros e guardas do filme muitos que estavam lá estavam porque realmente precisavam ( mãe debilitadas) , já outros eram o motivo era '' mulheres , julgo como errado pois estavam ali tirando a oportunidade de quem realmente estava precisando de dinheiro .
O final do filme é marcado pela pergunta de um dos protagonistas "ainda acha que somos mais evoluídos que os macacos na cadeia evolucionária? acho, ainda podemos fazer alguma coisa a respeito", Neste caso esta pergunta é explicado pela tese dos filosofo
Foucault e Nietzsche que afirma: que a parte racional da moral é uma ilusão , para ele