critica doc
Comentário sobre o documentário ‘’ Revolução dos Cocos ’’
Qual o real motivo de pessoas vivendo em situação de risco serem soterradas por desmoronamentos de morros? Será que a natureza é a grande causadora desse tipo de catástrofe? Seria um modo de ela, com toda sua soberania e poder, se vingar dos homens, que lhe agride sistematicamente todos os dias? E qual o motivo de pessoas menos favorecidas serem mais contaminadas por resíduos tóxicos, dejetos e lixões do que as mais ricas? Seria por que elas gostam de beberem um “coquetel tóxico” ou respirarem um ar impuro?
A mídia, que é manipulada pela política, que por sua vez é manipulada pelo mercado, as vezes mostra metade da verdade, ou até mesmo nem mostram a verdade, arquitetando um plano de formação de opinião da população, escondendo as verdadeiras causas de problemas como os citados a cima, e consequentemente colocando as pessoas em uma zona de conforto, onde o sentimento egóico e de que tudo está bem prevalece.
O Estado se omite, inventa desculpas, promete mudanças, mas o que de fato acontece é sempre a mesma situação. Governo, por troca de favores, é permissivo com o mercado que implanta sua indústria do ‘’mal’’ em áreas onde quem é atingido de frente é sempre o lado mais fraco. Colocar uma indústria mineradora em uma capital Australiana, ou Americana, ou Japonesa, enfim, grandes metrópoles onde se concentra a maior parte do capital, não é lucrativo, nem viável, nem muito menos estratégico, pois injetar químicos, matérias tóxicos e de riscos biológicos numa parcela da população que possui intelecto mais apurado, que tem conhecimento, não é nada inteligente. ’’Então como que nossa mineradora vai crescer e lucrar?’’ dizem os corporativos. E a solução eles encontraram de uma forma tão perversa e desumana que é até difícil acreditar que possa ser verdade:’’ Olha, ali tem uma favela, vamos colocar nossa mineradora lá! É longe de tudo, e quem tá lá não reclama, e se reclama a