Critica de um texto
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROF: MARIA DAS GRAÇAS MOITA R.PEREIRA
O TRABALHO DA CRÍTICA DO PENSAMENTO
Luis Henrique Silva Vogado
TERESINA-PI-2013
A crítica não se impõe um pensamento falso contra um verdadeiro, na verdade é um trabalho intelectual que procura mostrar o conteúdo de qualquer pensamento. Na critica sempre se procura o que não foi dito e às vezes não foi sequer mostrado corretamente, ou seja, o dever dela é revelar os pensamentos escondidos e silenciados. A finalidade de tornar o silêncio, ou tornar explícito o implícito, é dupla.
Quando um pensamento mostra tudo que estava em silêncio ele se encontrar a ideologia de um revela insustentável e vai se destruindo até encontrar a ideologia. A ideologia é o tipo de discurso que contém um silêncio que ao ser dito destrói a coerência, a lógica da ideologia. Ao fazermos o implícito virar explicito podemos revelar um pensamento mais rico, mais coerente e mais importante que é capaz de nos dar pistas para novos caminhos. Nesse caso, a critica encontrou um pensamento verdadeiro e, não apenas isso, mas sim uma obra de pensamento propriamente dita.
A diferença entre o pensamento e uma ideologia é que no pensamento há uma descoberta de tudo o que estava silenciosamente contido nela, e a ideologia é a destruição do próprio pensamento. A tarefa da crítica não é trazer verdades, é realizar um trabalho interpretativo com relação a pensamentos, revelar um silêncio antes implícito no discurso, fazendo-o falar. A crítica não é, portanto um conjunto de conteúdos verdadeiros, mas uma forma de trabalhar. Tem-se medo da critica, pois se a critica não traz conteúdos prévios, mas é uma descoberta de conteúdos escondidos que a tornam perigosa.