critica artigo
O artigo “A influência das cores na decisão de compras: um estudo do comportamento do consumidor no ABC paulista¹” foi baseado em uma pesquisa que visa entender o comportamento do consumidor e a influência que as cores exercem sobre o mesmo ao efetuar uma compra. A pesquisa foi dividida em etapas como: revisão bibliográfica, pesquisa quantitativa no ponto de venda e por ultimo análise qualitativa da teoria das cores, comparando-a com um comportamento emitido pelos consumidores.
2. Revisão da Literatura elaborada pelo autor do artigo
Segundo FARINA (1986), a cor depende da definição dada pela sua área de aplicação e, deste modo, podemos definir a cor como uma informação visual, causada por um estímulo físico, percebida pelos olhos e decodificada pelo cérebro.
Na definição de Pedrosa (2003, p.17) “a cor não tem existência material: é apenas sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz”.
Através das definições acima se pode inferir que as cores são muito importantes na vida das pessoas devido a sua habilidade de despertar sensações, definir ações e comportamentos, além de provocar reações corporais e psicológicas.
3. Aplicabilidade em Marketing
Aplicando os conceitos já citados, conclui-se que a Publicidade deve atender às necessidades dos indivíduos, utilizando a cor como meio de atingir as finalidades da campanha.
4. Análise Crítica
Com o objetivo de delinear a pesquisa de que os consumidores são influenciados pelas cores ao adquirirem seus produtos no ponto de venda, após vasta apresentação de referências bibliográficas a respeito do tema cores em comunicação, o artigo teve mais objetividade ao apresentar dados e resultados.
A proposta inicial desejada ao fazer a pesquisa ficou bem clara desde o seu início, e a forma de pesquisa realizada e o resultado encontrado foram suficientes e satisfatórios para comprovar a tese inicial.
5. Considerações finais/ Conclusão
Abaixo serão apresentadas as