Critica ao Filme "V de Vingança"
CURSO DE DIREITO
ALINE SOUZA DE PAULA
RELAÇÃO ENTRE O FILME “V DE VINGANÇA” E O ESTADO DEMOCRÁTICO
MOSSORÓ – RN
2014
Relação entre o filme “V de Vingança” e o Estado Democrático
O filme “V de Vingança” foi estreado em 17 de março de 2006 nos Estados Unidos, dirigido por James McTeigue e produzido por Joe Silver, Larry e Andy Wachowski. É um filme de Ação e Triller baseado na série de quadrinhos dos anos oitenta com o mesmo título. A História se passa no senário distópico futurístico, na cidade de Londres - Inglaterra, cuja sociedade é constantemente oprimida por um governo totalitário.
O filme gira em torno do personagem “V”, um revolucionário, defensor da liberdade, que teve o rosto desfigurado em uma das campanhas opressoras do Estado atuante, e de sua jornada para concretizar sua vingança. No decorrer da trama, V instiga o povo britânico a se revoltar contra o governo e a acompanha-lo em uma determinada data, do ano seguinte, para testemunharem a destruição, arquitetada pelo próprio, do edifício sede do Parlamento, que seria o maior símbolo do poder estatal. No final do filme, o protagonista é mortalmente ferido em um confronto com policiais, mas consegue, com a ajuda de Evey (personagem coadjuvante que vem a se tornar sua aliada na trama) enviar o trem carregado com explosivos para a sede Parlamento, concretizando sua vingança e libertando o povo do governo totalitário.
Frisa-se que, a todo momento, V comenta a força da sociedade perante o Estado, defendendo a não submissão daquela para com este e fazendo uma crítica ao governo fascista e totalitário presente no filme. Uma das frases mais marcantes do enredo, foi dita pelo próprio protagonista, e resume basicamente toda a proposta crítica da trama, diz ela: “O povo não deve temer seu Estado. O Estado deve temer seu povo”.
Não se pode deixar de notar a semelhança entre o Estado idealizado pelo personagem V e a base do pensamento democráticos. A