critica acossado e o novo cinema dos anos 60 - cinema
Curso: Publicidade e Propaganda
Matéria: Cinema – Professor Robertson
Crítica do Filme Acossado e a relação com o Novo cinema dos anos 60
Acossado foi um filme que realmente marcou o cinema em sua a época dentro no âmbito da narrativa da modernidade e também por ter sido um marco e o filme mais comentado da época. O filme, fugiu totalmente a forma basicamente tradicional e conservadora dos filmes franceses e cria um contraponto de estilos semelhante aos dos filmes de Holywood.
Acossado começa com Michel roubando um carro e indo para de Paris, quando por excesso de velocidade passa a ser perseguido por um policial e ao ser encurralado pelo mesmo, ele o mata. Quando chegar na Cidade Luz, ele vai à procura de um homem (supostamente um amigo) para receber um dinheiro que o mesmo lhe deve. Enquanto ele tenta sem sucesso fazer contato com esse homem, Michel anda pela cidade e reencontra algumas de suas antigas amantes, num certo momento ele finalmente Patrícia, uma jovem americana que ele conheceu a pouco tempo atrás, que estava trabalhando na Champs Elysées. No hotel onde vive Patrícia, Michel tenta sem sucesso dormir com a moça e convence-la a fugir com ele para a Itália com ele (sem dizer a mesma que está fugindo. Quando Michel vai reaver seu dinheiro com o qual ele poderia fugir e levar junto sua amada. Patrícia liga para a polícia e o entrega. Em vez de fugir, Michel prefere se entregar à polícia sem fazer nenhum tipo de resistência. Acontece que quando a polícia chega, o seu amigo que lhe devia dinheiro joga ao alcance de Michel um revólver para que ele pudesse reagir e se salvar, e então Michel leva um tiro e morre.
Podemos ver nesse filme, que em tudo se resume quebra de regras do cinema francês nos anos 60. Vemos que as filmagens são planejadas, várias tomadas de planos em busca de cenas “perfeitas” em um ou poucos takes. A liberdade de improviso. A inovação de Acossado se fundamenta basicamente no comportamento do personagem de Michel com