criterios do sujeito
Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de
Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
1- Os heróis épicos eram objeto de um culto religioso, se situavam na posição intermediaria entre os deuses e os homens. Além do aspecto mítico e caráter religioso, na maioria das vezes tinham ascendência divino sendo filho de um deus e um mortal, mas não lhe davam imortalidade.
Eles tinham fé, coragem, força de vontade, determinação, paciência, etc. O culto era em sua própria sepultura, é o que resultava em auto- sacrifício. Eram hospitaleiros, acolhiam bem os estrangeiros, suas ideias são de liberdade, fraternidade, sacrifício, coragem, justiça, moral e paz. Eles são mencionados em poemas épicos, quando já estão mortos.
2- Um pode ser como remédio o outro veneno. Oscila entre o bem e o mal, o presente e o ausente, a vida e a morte, masculino e feminino, o homem e o monstro.
O que seria o mal se não a sua escrita, a doença, o exterior impuro que contamina,que menti; Se tomássemos o bem como a fala, como essa pureza próxima do sentido de Deus, lugar da verdade da memória coletiva da humanidade.
3-Consiste em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo e pode ocorrer em um relato narrativo, descritivo ou histórico. Como exemplo:
-Antes a mulher tinha que usar cinto de castidade, para preservar sua virgindade;.
-Eram feitos cultos( bacanal) na qual eram oferecidos aos deuses;
4- Fórmula ocupa o verso inteiro e auxilia na memorização do poema métrico,cujo o poeta era iletrado e os seus poemas eram composto mentalmente,utilizando apenas à memória e de suas culturas passadas.
São frases feitas, se repetem, estuda a oralidade e letramento de poemas cantados e também esses aedos criassem ou recriassem por mero improviso. Seus cantos limitados, em