cristologia
A IRA DE DEUS E A PROPICIAÇÃO DO PECADO
Como seres humanos somos responsáveis pelo grande estrago que fizemos na criação.
Começaremos, então com o fato de que Deus não vai de forma alguma ignorar o pecado. Isto não quer dizer que ele julga o pecado imediatamente.
Em seguida estudaremos sobre a ira de Deus e, depois o aspecto propiciatório do sacrifício de Jesus.
Terminaremos refletindo sobre o texto de Romanos 11:22: “Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.”
DEUS NÃO IGNORA O PECADO
Deus não ignora o pecado no sentido de estar alheio à sua existência.
Js 7.11
Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.
Deus não ignora o pecado no sentido de passar vista grossa diante da sua presença.
Quando da rebelião de Lúcifer no céu, Deus o expulsou e aos seus anjos. Talvez Satanás pensasse que seria diferente com Adão e Eva.
Hab 1.13a
Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar;
Deus não permitirá que o pecado continue na sua criação.
1ª Jo 3.4-8
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
O PECADO SUSCITA A IRA DE DEUS
O problema moderno com a ira de Deus
Depois de uma grande ênfase na a ira de Deus no século