Cristiano mascaro
ESCADAS ROLANTES
CRISTIANO MASCARO ( CATANDUVA, SP, 1944). VIVE E TRABALHA EM SÃO PAULO.
O Fotógrafo paulista Cristiano Mascaro tem na arquitetura das cidades um dos eixos fundamentais de sua obra. Isto também se explica por sua formação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU – USP),entre 1964 e 1968, mas tal processo vai se apurando ano após ano.
ESTAÇÃO DA LUZ VISTA DO PONTILHÃO ÀS 06:20 DA MANHÃ
Da sua atuação como repórter fotográfico na revista Veja, nos anos de 1960, Mascaro ainda guarda certa pulsão do fotojornalismo pelo inesperado, mas o seu olhar tem mais a ver com o que se esboçava na sua primeira individual, certeiramente intitulada Paisagem Urbana, em 1974, na galeria paulistana ENFOCO.
Dois anos depois, o fotógrafo realiza um ensaio especialmente para a pinacoteca do Estado, abordando dois bairros contíguos ao museu : Bom Retiro e Luz. Depois, em 1981, Mascaro faz outra individual no espaço,´´ Ninguém ensina o que não sabe.``
Entre os principais nomes que o influenciaram neste início de carreira, estão Henri Cartier Bresson (1908-2004), André Kertész (1984-1985), Robert Frank (1924) e Sérgio Larraín (1931-2012).
São Paulo, cidade onde vive sempre, foi central em sua obra `` Há uma diversidade, uma mobilidade, cenários variados. Você fica parado em uma esquina,e as coisas acontecem à sua revelia. `` dizia ele em 2008.
CUIABÁ – MT 02
Mascaro é mestre e doutor pela USP, ganhador de uma bolsa vitae de artes e de 3 prêmios Abril de Fotojornalismo.
Em 2006, participa como arquiteto homenageado da VI Bienal Internacional de Arquitetura e Design apresentando a exposição `` O Brasil em x, em y , em z . `` , em 2007 recebe o prêmio especial Porto Seguro de fotografia pelo conjunto de sua obra.
Atualmente, Cristiano Mascaro é fotógrafo independente e dedica-se a projetos pessoais.
CHAPÉU MEXICANO EM VOTORANTIM
TEXTOS CRÍTICOS
VER PARA FAZER VER – ANTONIO