Cristianismo
O Cristianismo é uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, apresentados no novo testamento da Bíblia, o livro sagrado Cristão. A religião cristã tem três vertentes principais: Catolicismo; Ortodoxia Oriental; Protestantismo;
Fundador
Jesus Cristo nasceu, por volta do ano 4 AC, na pequena cidade de Belém, próxima a Jerusalém. O cristianismo firmou-se como uma religião de origem divina. Seu fundador era o próprio filho de Deus, enviado como salvador e construtor da história junto com o homem.
Ser cristão, portanto, seria engajar-se na obra redentora de Cristo, tendo como base a fé em seus ensinamentos.
História:
Messias, um descendente do Rei Davi, iria um dia aparecer e restaurar o Reino de Israel. Jesus Cristo, um judeu, começou a pregar uma nova doutrina e atrair seguidores, sendo aclamado como o Messias. Foi rejeitado e condenado por blasfêmia e executado pelos Romanos, acusado de ser um líder rebelde. Seus seguidores enfrentaram dura oposição político-religiosa, tendo sido perseguidos e martirizados pelos líderes religiosos judeus e, mais tarde, pelo Estado Romano.
História:
Com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, os apóstolos, reúnem-se numa comunidade religiosa composta por judeus e centrada na cidade de Jerusalém. A partir de Jerusalém, os apóstolos partiram para pregar a nova mensagem, anunciando a nova religião aos que eram rejeitados pelo judaísmo oficial. A rápida expansão do cristianismo é ligada a uma conjunção de fatores:
História:
A determinação dos seguidores de Jesus de divulgar o que ele havia ensinado a tantas pessoas quantas conseguissem; Um dos símbolos iniciais foi o peixe, que simbolizava também os pescadores e as camadas menos favorecidas em geral; A natureza da fé cristã que propõe que a mensagem de Deus destina-se a toda a humanidade e não apenas ao seu povo preferido;
História:
Para o Cristianismo o período de 70 que segue até