Cristianismo
"O que é a Verdade?"
Uma Pergunta muito atual, e que reflete o comportamento imediatista do mundo de hoje. A Aparência representa mais do que um comportamento baseado em valores absolutos.
Quando o homem de hoje avalia as idéias, as filosofias ou as religiões, ele não pergunta mais – Isso é verdadeiro? – Não, ao contrário ele pergunta: Isso vai funcionar para mim? Vai me trazer o que eu quero neste momento? Ou, pelo menos, fará com que eu me sinta um pouquinho melhor?
Essa postura seria muito razoável se o que é designado de “A verdade absoluta” não existisse. Nesse caso, cada um teria que seguir o que conviesse para si. Mas essa postura também seria trágica, porque sem a verdade absoluta, ninguém pode ter certeza de nada. Logo, a própria questão de continuar a viver fica impossível de se responder com segurança.
A verdade absoluta é aquilo que responde às perguntas cruciais tais como:
De onde eu venho?
Qual é o propósito da minha vida?
Eu sou feliz?
O que acontece após a morte?
A verdade absoluta nos mostra quem é Deus e quem somos nós. A verdade absoluta nos dá um alicerce firme para as questões éticas. Nos indica como devemos nos comportar e decidir entre o certo e o errado, não importando as consequências pessoais que possam advir. Enfim, a verdade absoluta capacita o ser humano a enfrentar as grandes questões da vida com firmeza e segurança.
A sociedade moderna é prova da necessidade de príncipios imutáveis que sejam verdadeiros, independentemente do que as as pessoas pensam ou sentem. Nunca antes, na história da raça humana, houveram as condições que existem hoje para melhorar o mundo. Trágicamente, porém, a sociedade anda sem bússula, paralizada com as crises das drogas, da Aids, da violência, da corrupção, do individualismo, etc.
A busca das verdades absolutas é o mais importante da vida. Essas verdades são as únicas coisas que realmente nos ajudam a longo prazo. Precisamos de algo substancial em nossas vidas, que