Cristianismo
O cristianismo cresceu enquanto o Império Romano entrava em decadência e herdou sua organização administrativa. As dioceses imitavam as divisões do Império Romano e até hoje Roma é sua capital
O Império Romano foi uma grande potência militar, expansionista. Conquistar o mundo era o objetivo geral.
Muitos Deuses estavam gerando muitas rebeliões religiosas e foi necessário abandonar o politeísmo e passar a adotar o monoteísmo um só DEUS o DEUS MITRA.
No ano 8 a.C- Jesus Cristo diz que ELE é o Cristo o filho de DEUS em pessoa. Jesus pedia a paz, o amor, o respeito, Jesus era contra as guerras e contra a escravidão e isso era o que não faltava no Império Romano.
A Galiléia era um território dos Judeus e governados pelo Rei Herodes; os exércitos romanos invadiram a Galileia e os romanos se instalaram nas cidades conquistadas.
Havia uma necessidade enorme de manter a paz no local porque as rebeliões derramavam muito sangue de todos.
Jesus além de se proclamar como o messias que o Deus dos Judeus prometeu enviar a Terra, tentou também tomar o lugar do Rei Herodes O Grande Rei dos Judeus e não deu outra. Foi julgado pelo Rei Herodes O Grande e Jesus foi absolvido por ser considerado doente mental. O povo queria crucificá-lo e Jesus foi levado a julgamento de novo.
O Procurador Romano na Galiléia ocupada era Poncio Pilatos. Poncio Pilatos nem queria julgá-lo de novo, pois se o Rei Herodes já o havia absolvido, por Pilatos, Jesus já estava liberado. Mas, o povo queria a crucificação e Pilatos desejava é acalmar os ânimos e não gerar mais confusão.
No início do cristianismo Jesus Cristo foi retirado com vida da cruz, foi levado para o Mosteiro do Monte Carmelo e lá foi tratado por Nicodemos e por Maria a sua mãe.
Três meses depois de sua convalescência, Jesus foi procurar seus discípulos.
Tomé precisou tocar nas cicatrizes dos ferimentos de Jesus, para ter a certeza de que não estava vendo um