Cristianismo moderno
Professor: Carlos Chagas
2011/1
MÓDULO I – A ERA MODERNA
I- Prelúdio à modernidade
A Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média compreende os anos de 1309 – 1439 onde ficou marcado o fracasso da Igreja Católica sob o ponto de vista dos leigos. Este período foi marcado pelo declínio, instabilidade e decadência.
Contexto:
- Corrupção, imoralidade, simonia, nepotismo, obediência absoluta ao Papa, e concubinato dos bispos e religiosos.
- Revolta dos leigos: Como ser submisso a religiosos se estes têm uma vida corrupta, imoral e totalmente contrária à vida que Cristo levou?
- Surgem os pré-reformadores: Homens não satisfeitos com a conduta religiosa da Igreja buscam traduzir a Bíblia para a língua do povo. Alguns impõem certos valores sociais como: Aversão a guerras, abstinências a casamentos, juramentos e alimentos. Rejeitam certas doutrinas e sacramentos e pregavam a palavra aos pobres em sua própria língua. Alguns até ministravam uma liturgia mesmo não sendo sacerdotes.
- Com a feudalização praticada pela Igreja acabou por haver divisões entre Senhores feudais e Igreja trazendo assim um certo declínio moral.
- A Idade Média também é marcada por surgimento de cientistas e de universidades, mas estas não aglutinam o sentido atual que se tem.
- Marcada pelo fim das invasões bárbaras.
- Na Europa acontece um surto de crescimento demográfico, uma vez que a sociedade gozava de um mínimo de segurança, estrutura e política.
- Falência do sistema feudal: Uma vez que os feudos existiam para que terras tivessem proteção contra invasões bárbaras, e que acabou não adiantando, o sistema feudal se demonstrou inútil vindo então sua abolição. A conseqüência disso foi a marginalização de servos feudais e de camponeses que aproveitavam do sistema feudal para adquirirem seu sustento. Assim a injustiça e pobreza crescem demasiadamente.
- As cruzadas são a