Cristalização
Engenharia elétrica 1ª fase
CRISTALIZACAO experimento em laboratório
Criciúma
2012
introdução
Definimos cristalização como, a partir de uma fase homogênea, a formação de partículas sólidas, obtendo-se cristais de um dos componentes. Na indústria, o processo de cristalização é um dos mais utilizados, dado a grande diversidade de produtos na forma de cristais. O processo de cristalização ocorre tanto na natureza, como por exemplo, no congelamento da água para formação de gelo, quanto em ambientes controlados, onde não só o rendimento e pureza são necessários, mas também o tamanho dos cristais e sua forma, facilitando os processos industriais. Apresentaremos a seguir, o método experimental e os resultados obtidos em sala de aula, bem como, os arranjos cristalinos.
método experimental
Os materiais e substâncias usados no experimento foram:
Três Becker`s de 250ml foram identificados com os sais: Cromato de Potássio, Dicromato de Potássio e Sulfato Cúprico e no Becker de 600ml foi colocado 200ml de agua da torneira. Esse ultimo Becker foi colocado na chapa elétrica para esquentar.
Com o vidro de relógio foi pesado na balança:
- primeiro o Cromato de Potássio, o peso foi de 3,5g e o pó utilizado era amarelo. Foi colocado 10ml de agua destilada e em seguida no Becker de 600ml em banho-maria. Após aproximadamente 5 minutos foi retirado do fogo e colocado para “descansar”.
- depois foi colocado o Dicromato de Potássio, o peso era de 1,8g e o pó era laranja. Foi colocado 10ml de agua destilada e em seguida no Becker de 600ml em banho-maria. Após aproximadamente 5 minutos foi retirado do fogo e colocado para “descansar”.
- por ultimo o Sulfato Cúprico, que era um pó azul e o peso de 2,5g. Semelhante aos demais foi colocado 10ml de agua destilada e em seguida no Becker de 600ml em banho-maria. Após aproximadamente 5 minutos foi retirado do fogo e colocado para “descansar”.
resultados
No primeiro Becker com Cromato de Potássio após a