Cristalização
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Toledo
Tecnologia em Processos Químicos
CRISTALIZAÇÃO E RECRISTALIZAÇÃO
Acadêmicos:
Ana Paula – RA:
Douglas –RA:
Dulci Caroline Schu – RA: 1321404
Evandro – RA:
Michele Scmidt – RA:
TOLEDO, junho de 2013. SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A cristalização e/ou recristalização é o processo, concebível de forma natural ou artificial que propicia a formação de cristais sólidos a partir de uma solução uniforme. Cristalização é a formação de cristais de um soluto em uma solução, por abaixamento da temperatura ou aumento da concentração de soluto. O fenômeno da cristalização é o inverso da dissolução.
Com o abaixamento da temperatura as forças de difusão das partículas do soluto no líquido são diminuídas, as partículas se aproximam de modo que as forças de coesão e reticulares aumentam e terminam por “aprisioná-las” na rede cristalina.
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação.
O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente.
OBJETIVO
Purificar a mistura obtida na extração através do processo de cristalização e purificar o ácido benzoico por recristalização.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a