Crises e revoluçoes
No Século XIV
A Recessão Económica no século XIV
No século XIV, e Europa foi interrompido por o ciclo de crescimento económico devido a alguns factores adversos:
*As mas condições climáticas, provocadas pelas chuvas deram origem ao apodrecimento das sementes na terra, a destruição das colheitas de trigo e de centeio causando fomes.
*A Peste Negra, vinda da Ásia e que entrou na Europa em 1347 e matou certa de 1/3 da população.
*As guerras, entre França e Inglaterra (1337/1453).
Agitação social nos meus rurais e urbanos
Nos meios rurais (campos), a falta da população e a fuga dos camponeses para a cidade provocou a falta de mão-de-obra nos campos. Com isso os camponeses exigiam maiores salários.
Nos meios urbanos (cidades), não havia falta de mão-de-obra, porque os camponeses ocupavam logo esse lugar. No meio disso havia sempre conflitos.
Em Portugal o problema da mão-de-obra, foi resolvido, obrigando o rei a enviar, em 1349, uma carta aos conselhos em que tabela os salários e obrigava as pessoas que estavam sem trabalho a trabalhar.
A guerra
A guerra, foi um problema para a Europa porque constitui um factor de enorme perturbação, fazendo regressar o clima de medo e insegurança, provocou destruição e morte, causando subidas de preços, enfim, tornando mais difícil o quadro económico e social que se vivia. A guerra mais marcante foi a Guerra dos Cem Anos, que tinha França e Inglaterra.
Portugal sentiu também a guerra. Foi D. Fernando que envolveu o pais em três guerras contra Castela (as guerras Fernandinas) entre 1369e 1382, que provocou subida de preços e desvalorização da moeda, que agravou as condições de vida da população. D. Fernando em 1375, publicou, a lei de Sesmarias.
A Subida ao Trono de Mestre de Avis
Em Dezembro de 1382, Mestre de Avis foi aclamado “Regedor e Defensor do Reino ” pelo povo da Nobreza.
Em1384, o Rei de Castela, invadiu Portugal, cercando Lisboa. No entanto, o