Crises monetarias
Disciplina: TEORIA MACROECONÔMICA II – Prof.: MSc Antonio P. Silva
FORMATIVA 01 — CAPÍTULO 14 — BLANCHARD — 1º BIMESTRE
ALUNO: No
1) Usando as informações do livro texto, contidas no capítulo 14 do Blanchard, diga se cada afirmação a seguir é verdadeira ou falsa. Explique brevemente: a) As decisões de investimento dependem da taxa real de juros. A escolha entre moeda e títulos depende da taxa nominal de juros. A taxa real de juros entre na relação IS, enquanto a taxa nominal de juros entra na relação LM. Verdadeira, os efeitos da política monetária sobre o produto dependem de como as variações da taxa nominal de juros se traduzem em variações da taxa real de juros.
b) Enquanto a inflação permanecer aproximadamente constante, as variações da taxa real de juros serão aproximadamente iguais às variações da taxa nominal de juros. Verdadeiro, se (r = i – p), r só varia se i variar, ou seja, se a taxa de inflação é constante (p) o r varia na mesma proporção de i.
c) No curto prazo, um aumento do crescimento da moeda reduz apenas a taxa nominal real de juros. Falso, ela reduz as duas taxas juras, tanto a real quanto a nominal no curto prazo.
d) No médio prazo, um aumento de crescimento da moeda não afeta a taxa real de juros, porém eleva na mesma proporção à taxa nominal de juros. Verdadeiro, isso porque haverá um aumento na mesma proporção no nível de preço.
e) A proposição de que, no médio prazo, as variações na inflação se refletem na mesma proporção nas mudanças da taxa nominal de juros é reconhecida como efeito Fisher ou hipótese Fisher. A evidência empírica sugere que, embora seja necessário um longo tempo, as variações da inflação acabam por