crise
Este relatório tem como objetivo, relatar minha experiência do estágio profissional I, ligando a teoria com a experiencia que tive no CAPS de São Pedro da Aldeia.
A escolha do meu estágio em Saúde Mental vem devida as aulas de Clinca de Atenção Psicossocial, onde tive a oportunidade de conhecer toda a formação desta prática.
A partir dai me interessei em escrever no estágio, onde tive a supresa de me encantar mais ainda por está area onde prático meu estágio.
2.0 – Histórico Do CAPS – São Pedro da Aldeia
Os Centros de Atenção Psicossocial são dispositivos de base territorial que têm como função fazer a reabilitação psicossocial do indivíduo que necessita desse acompanhamento especializado.
São resultados da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sustentando e apoiando o fechamento dos manicômios, que podem e devem ser totalmente substituídos por CAPS e Residências Terapêuticas.
Além da desospitalização, que se refere apenas a retirar o sujeito do hospital, é trabalhado também o processo de desinstitucionalização, que por sua vez trata-se de tirar o valor manicomial do sujeito e da sociedade na qual está inserida, reforçando e humanizando esses laços. A transformação do imaginário social ocorre quando há comunicação entre esses dois mundos, demonstrando que o conhecimento geral a cerca da loucura está equivocado, e que os loucos não são tão loucos nem tão perigosos quanto acreditavam ser. Essa comunicação se dá através de movimentos de inserção de uma nova cultura promovida pelos Caps.
Trata-se de um local onde é permitido que o portador de sofrimento psíquico viva a sua loucura, potencializando suas qualidades e caminhando em constante desenvolvimento cultural para que um dia o louco possa viver totalmente inserido em sua sociedade, sendo respeitado e visto como um sujeito de desejo e projetos. Afinal espera-se que todos tenham a noção de que doença é tão natural quanto à saúde.
O papel dos CAPS é o de articulação,