crise
Considerando que as mudanças tecnológicas estão continuamente criando novas mudanças e oportunidades de novos produtos, serviços, processos, desenvolvimento organizacional e diversificação de usos, o que veremos é que o termo sistema de informação não envolve apenas à aglomeração de recursos e infraestrutura tecnológica (lógicas ou físicas), mas uma relação entre sistema e usuários.
Todo sistema de informação é projetado em sua infraestrutura com tecnologias em software, hardware e processos para proporcionar entrada de dados, codificação, armazenamento e recuperação de dados, processamento a apresentação de resultados em termos de informação. O termo dado, aqui, significa qualquer elemento provindo do meio externo que, após formato de codificação, está disponível em um modelo de informação. Portando, um elemento bruto precisa ser trabalhado para gerar uma informação que seja útil e compreensível ao usuário. Assim a infraestrutura é apenas parte da operacionalização que, se dúvida, ajuda muito no tratamento dos dados e geração da informação. Contudo, por mais bem planejado que seja um sistema e sua infraestrutura, é visível que o sucesso de um sistema de informação envolve a complexidade de como o usuário consegue adquirir “conhecimento” sobre os dados e a informação processada e como aplicá-lo, do contrário o sistema de informação não apresenta qualquer validade por mais bem projetado tenha sido em termos de ferramentas: é necessário pensar nas pessoas, processos e nas tecnologias para auxiliam a suprir as necessidades das pessoas.
Pessoas são indivíduos ou grupos envolvidos na atividade fazendo usos das tecnologias; processos são as tarefas e atividades que os usuários se propõem fazendo usos das tecnologias e tecnologia são as ferramentas ou instrumentos utilizados pelos usuários para execução dos processos. Portanto, pensar em sistema de informação é preciso assistir, em termos gerais:
Quem são os usuários;
Quais