Crise e oportunidades em tempos de mudança.
Os autores relacionam no texto quatro grandes desafios: a convergência dos desequilíbrios; o escândalo da desigualdade; o desafio do acesso ao trabalho digno e a deformação das prioridades.
A tarefa consiste em produzir um resumo crítico dessa primeira seção do texto. É importante que o trabalho não se limite a uma reprodução do que está dito pelos autores. Você deverá expor o que entendeu de cada um desses desafios, resumindo-os com suas próprias palavras e manifestando sua opinião sobre eles.
Crise e oportunidades em tempos de mudança.
Nas últimas décadas observamos reuniões e convenções internacionais em torno de um tema de extrema importância para a manutenção da vida em nosso planeta: o meio ambiente. O problema deriva do processo de industrialização, onde começava a exploração de recursos naturais até então “abundantes”, trazendo posteriormente também a queima de combustíveis fósseis para a produção de energia, com a liberação de CO² para a atmosfera e, em pouco tempo, a realidade do planeta começou a mudar.
No entanto, nada conteve o desenvolvimento tecnológico e industrial, que teve grande ou total responsabilidade pelos danos ao meio ambiente, como o buraco da camada de ozônio, o aquecimento global, o efeito estufa, entre outros.
Hoje, com a dimensão das ameaças, a visão tende a se deslocar (SACHS, LOPES, DOWBOR, 2010). A crise transforma-se em oportunidade quando se percebe o montante dos prejuízos, direcionando a agirmos de forma realista.
Outro agravante é a má distribuição da renda, onde poucos têm muito e muitos, quase nada. Milhões de pessoas no mundo sofrem com a