Crise na Natura
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Estudo de Caso: CRISE NA NATURA
Administração de Empresas – 5º/6º Sem. Campus PAZ
São Paulo
Novembro / 2012
Estudo de Caso: Crise na Natura
Questões:
1) Que razões estiveram na origem da crise da Natura?
R: Por meio de pesquisas as consumidoras, os executivos perceberam que os produtos da empresam não possuíam um diferencial estratégico em relação aos da concorrência. Além disso, verificou-se o aumento de produtos concorrentes no mercado, em razão da abertura comercial no Brasil, em meados da década de 90. Outro forte indicio para o declínio das vendas era que o preço dos produtos da Natura era elevado para a maioria das consumidoras.
2) Que informações obtidas a partir das pesquisas realizadas foram consideradas relevantes e serviram de base para a criação da nova linha de produtos?
R: Durante a 2ª etapa das pesquisas, foram identificados que a consumidoras queriam comprar produtos mais acessíveis para o uso diário, pois muitos concorrentes internacionais e inclusive alguns nacionais já forneciam um linha de produtos especiais. Outra informação obtida da pesquisa era a necessidade de produzir produtos explorando a fauna e a flora brasileiras (aproveitamento da biodiversidade).
3) Qual a importância estratégica da compra do laboratório Flora Medicinal para o setor de pesquisa e Desenvolvimento e, consequentemente, para a nova linha de produtos Natura?
R: A Aquisição do laboratório, criado em 1912 e especializado em medicina natura, fitoterápica e farmacológica, foi um grande triunfo para a Natura, porque permitiu a incorporação de um acervo de pesquisas com mais de 280 espécies de plantas brasileiras e uma linha de 300 produtos.
4) Qual foi o canal de utilizado pela natura para distribuir seus produtos? Por que a Natura optou por esse canal em detrimento de outros canais de distribuição tradicionais?
R: O Canal utilizado pela