Crise econômica
Nessa charge vemos países como: Espanha, Inglaterra, Portugal, Itália e ? (não sei qual é esse país representado pela mulher) sendo representados por banhistas, que estão prestes a entrar no mar, para banhar-se. Acredito que é possível comparar a entrada dessas pessoas no mar à entrada desses países na crise econômica mundial. Esses países usaram dinheiro público para sanear setores da economia, enfrentaram a elevação da dívida, a desconfiança dos mercados e a falta de crédito, com isso a economia desses países foi corroída.
Charge 04
Nessa charge vemos a presidente Dilma conseguindo passar por vários obstáculos, portanto vencendo. Esses obstáculos estão representados por setas e essas setas, por sua vez, representam a crise econômica mundial. O Brasil, na crise de 2009, tendo ainda Lula no governo, foi um dos países que menos sofreu impactos com a crise; usando palavras do próprio ex-presidente, o Brasil enfrentou uma “marolinha”. Porém agora em 2012 acredita-se que essa “marolinha” vai aumentar. O governo adotou algumas medidas importantes para conter os impactos da crise. Nosso país possui reservas e nosso mercado interno é forte, porém para que haja efeito, esse mercado interno tem que ser desfrutado pelos brasileiros. A presidente Dilma se antecipou e tomou algumas medidas para reduzir impostos e incentivar as exportações. Até esse momento Dilma tem conseguido “segurar as pontas”, até agora ela conseguiu driblar todas as setas, armadilhas da crise, mas a pergunta que todo brasileiro deve fazer é: “mas ate quando?”.
http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/crise-economica-e-combate-a-corrupcao-risco-e-oportunidade-para-o-governo-dilma.html