crise econômica europeia RESUMO
Com ponto de partida da palestra ministrada pelo pensador Antonio Avelãs, é abordado o tema da atual crise econômica europeia, e como isso influencia na visão política e social do país, assim fazendo uma breve introdução do capitalismo no Estado moderno, o qual é dependente dos interesses privados.
Ele aborda o tema, com o seguinte pensamento: Com a crise do capitalismo financeiro, quem passa a governar a Europa é o mercado, não se ouve mais o parlamento, ou o povo. Ainda, segundo o professor Antonio Avelãs, as potencias capitalistas mantém a união europeia em “camisa de força”, tendo em vista que os problemas da zona do euro, são os problemas do euro. Ele faz constantes ligações temporárias, demonstrando problemas passados, que continuam a influenciar na questão econômica do mundo globalizado.
Com o decorrer da palestra Nunes faz constante criticas ao tratado orçamental (2012), partindo do ponto de vista, que os países endividados acabam perdendo parte de sua autonomia nacional, ficando assim reféns da União Europeia, onde a parte mais fraca aceita se submeter, devido a crise existente, a parte mais forte. Ele ainda se refere a tal trato orçamental como um golpe europeu, tendo em vista que foi promulgado através de muitas falhas, e fraudes, e destaca com afinco o caráter ilegítimo dos governos europeus. Com isso o professor passa a ver esse trato como algo que coloca em perigo a paz e a democracia.
O pensador ainda destaca as praticas neoliberais impostas, substituindo políticas publicas pela de mercado, visando assim reter todos os ganhos de produção para a Capital. Apontou, também, a falta de cidadania e políticas sociais na zona do euro, onde é visto cada vez mais desemprego e descaso para com os indivíduos.
Como fechamento de sua palestra, o renomado professor Antonio Jose Avelãs Nunes, destacou como é necessária a luta pelos direitos sociais, e como, principalmente, jovens tem o poder de reivindicar por estes, e