Crise economica
O maior deles é Pinella Hope, na Flórida, região conhecida por abrigar a Disney World. Uma entidade católica organiza o local e oferece alguns serviços aos residentes, como máquinas de lavar roupa, telefones e computadores. Muitos acampamentos são organizados, fazem reuniões e são distribuídas tarefas comunitárias. Para alguns, com poucas perspectivas de arranjar trabalho, as barracas são uma condição de habitação semi permanente.
Várias pessoas tinham vidas confortáveis típicas da classe média, mas agora deitam-se em travesseiros com tanto mofo quanto os seus cobertores, num Inverno rigoroso em que as temperaturas baixam a muitos graus negativos. ” Esfregamos literalmente o nosso rosto no mofo, todas as noites na hora de dormir.” diz Alana, uma residente do acampamento à equipa de BBC. Enquanto que uma criança diz no vídeo: “A minha mãe comeu ratos”.
Dados oficiais revelam que cerca de 47 milhões de norte-americanos vivem abaixo da linha pobreza e que este número só vem crescendo.
Hoje os EUA tem 13 milhões de desempregados, em cifras oficiais, mas o governo faz várias manobras nessa contabilização, não considerando, por exemplo, as pessoas que não procuraram emprego no último mês, aqueles que têm emprego de meio período, emprego sem carteira assinada, jovens que nunca tiveram emprego ou quem desistiu de procura-lo. Se levarmos em consideração essas outras condições, esse número pode facilmente dobrar. 46 milhões de pessoas vivem do vale-refeição do governo nos EUA.
A violência não