Crise Economica Arthur
Aluno: Arthur Fernandes de Andrade
Curso: Engenharia Agrícola
Disciplina: Economia
Impacto da crise econômica de 2008 no agronegócio brasileiro
Campina Grande-PB 2015
Introdução
A crise financeira internacional de 2008 gerou alguns impactos mundiais, que causaram problemas á uma série de países, incluindo o Brasil, que foi prejudicado em uma das principais fontes de economia, a agricultura.
O objetivo desta pesquisa é mostrar primeiramente como a crise econômica se comportou na época de 2008 e logo após qual foi o impacto causado no Brasil e no agronegócio por conta do problema relacionado a economia.
Impacto da crise econômica de 2008 no agronegócio brasileiro
A crise econômica de 2008
Primeiramente a causa da crise, foi o desequilíbrio na maior economia do mundo, os Estados Unidos no momento em que o país deveria conter os gastos, os americanos receberam ajuda de países como China e Inglaterra. E com isso os Bancos começaram a oferecer mais créditos, inclusive a clientes de riscos. Com isso aproveitando-se da grande oferta a baixas taxas de juros, os consumidores compraram muito, principalmente imóveis, que começaram a valorizar. "A expansão do crédito financiou a bolha imobiliária, já que a grande procura elevou o preço dos imóveis",. Porém, depois disso, chegou uma hora em que a taxa de juros começou a subir, diminuindo a procura pelos imóveis e derrubando os preços.
Por ser uma crise mundial, foi originada no mercado imobiliário apartir de 2007, atingiu proporções nunca vistas, desde a grande depressão de 1929, causando problemas não somente aos Estados Unidos, mas também a diversos países.
Na época houve um meio que foi mais popularizado por facilitar a compra de imóveis e outros bens, chamado de “subprime”, que nada mais é uma forma de crédito hipotecário para o setor imobiliário, surgida nos Estados Unidos e destinada a tomadores de