Crise dos eeeemergentes

834 palavras 4 páginas
Roteiro
O que são os Brics?
----- Como surgiram?
----- Características?
----- O que eles têm em comum?
Crise dos Brics?
----- Por que surgiu?
-----Crise de 2008?
----Causa/Consequencia
Novos Brics
----- Como surgiram?
----- Características?
----- O que eles têm em comum?

O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2011, foi adiciona a letra “S” em referência à entrada da África do Sul (em inglês South Africa). Desta forma, o termo passou a ser BRICS. Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países. Mas os BRICS enfrentam um tipo de crise, e colidem com uma desaceleração. Após essa desaceleração, O'Neill identificou outros quatro países – México, Indonésia, Nigéria e Turquia – que, segundo ele, também podem se tornar gigantes econômicos nas próximas décadas.
O que esses países Mint têm de tão especial? E por que só esses quatro países? O que eles têm em comum, além de serem países com grandes populações, é que por pelo menos por 20 anos eles terão ótima demografia "interna" – em todos estes países haverá um aumento no número de pessoas capazes de trabalhar, em relação a aquelas que não trabalham.
Este é o desejo de muitos países desenvolvidos, e também de dois dos Brics: China e Rússia. Então, se México, Indonésia, Nigéria e Turquia conseguirem se organizar, alguns poderão atingir o padrão chinês de crescimento econômico de dois dígitos, registrado entre 2003 e 2008. Pode-se observar que:

Relacionados